Uma das perguntas mais feitas por empresas tanto do segmento B2B quanto B2C é: quanto investir em marketing digital? Atualmente, as pessoas ficam boa parte do seu tempo conectadas à internet. Isso é o que aponta um levantamento feito pela NordVPN, que estima que os internautas brasileiros passem mais de 41 anos do seu tempo de vida acessando a internet.
Um estudo realizado pela divisão de Mídia da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna revela o que a população brasileira faz durante todo esse tempo que passa conectada. Segundo a pesquisa, 77,47% dos brasileiros acessam a web para realizar pesquisas e verificar o e-mail, 77,24% interagem nas mídias sociais e 64,5% fazem compras.
Esses dados demonstram o quanto o marketing digital pode contribuir para o crescimento dos negócios, seja a partir da otimização de páginas para os mecanismos de pesquisa, anúncios, e-mail marketing ou social media.
Inclusive, já há estudos que mostram o impacto do marketing digital na lucratividade das organizações. Um deles foi conduzido pela consultoria McKinsey e aponta que empresas digitalmente maduras e atuantes no meio on-line podem triplicar o EBITDA (lucro antes de juros, depreciações e impostos).
Mas vale destacar que, para atingir bons resultados, é preciso saber quanto investir em marketing digital – e é sobre isso que vamos falar hoje. Confira!
Quanto uma empresa deve investir em marketing digital?
Conforme aponta o relatório do Forrester Research, empresas já reconhecidas no mercado podem investir de 6% a 12% do faturamento em marketing digital. Já os empreendimentos que ainda não se consolidaram devem investir de 12% a 20% do faturamento.
No início, o investimento deve ser maior, porque abrir uma empresa demanda a criação da identidade visual da marca, realização de pesquisas de mercado para conhecer o perfil do público-alvo, desenvolvimento do site da empresa e investimento em anúncios pagos para começar a impulsionar o negócio, por exemplo. Uma empresa que está estabelecida no mercado já passou por todo esse processo e conta com uma carteira fixa de clientes, o que requer menos investimento.
Como planejar o quanto investir em marketing digital?
Como você pôde ver acima, para saber quanto investir em marketing digital, é preciso, antes de mais nada, verificar o faturamento do negócio, etapa que deve ser feita com muito cuidado. Mas com base em qual faturamento deve ser calculado o investimento em marketing on-line?
Pois bem, sugerimos que você avalie os 24 últimos meses que antecedem o período atual para identificar se a empresa vem crescendo ou não e se há padrões entre os mesmos períodos de anos diferentes. Assim, é possível estimar as oscilações ao longo dos próximos 12 meses e fechar uma média de faturamento para calcular o quanto deve ser investido em marketing digital.
Se você identificar que está obtendo um lucro superior a 15%, saiba que há um bom espaço para investir em marketing digital. Agora, se o faturamento for abaixo do esperado, recomendamos que avalie quais produtos ou serviços oferecem maior margem de lucro à empresa e comece divulgando essas opções.
Quando devo começar a investir?
Para definir isso, você deve ter em mente que anúncios trazem resultados no curto prazo e que otimização de mecanismos de busca – o famoso SEO – proporcionam resultados no longo prazo. Se pensarmos nesse último caso, quanto antes você começar a investir, melhor. Isso porque você estará construindo a presença da sua marca no meio on-line e o histórico de boas práticas de SEO que colocará seu site na primeira página do Google.
Agora, quanto aos anúncios, você deve planejar muito bem como será o investimento e apenas lançá-lo quando estiver com o produto ou serviço pronto para ser comercializado, equipe de atendimento ao cliente bem-treinada e site seguro para transacionar pagamentos, entre outros detalhes que impactam a experiência de compra do cliente.
Contratar uma agência especializada ou fazer internamente?
Se você busca economia e eficiência, a melhor opção é contratar uma agência especializada em marketing digital, pois contratar e manter uma equipe interna demanda um maior investimento em encargos trabalhistas. Além disso, é preciso considerar que os novos colaboradores terão que passar por uma fase de adaptação e treinamento para se ajustar à sua empresa.
Agora, ao contar com uma agência especializada, você tem acesso a profissionais com ampla experiência, que já estão habituados a trabalhar em conjunto, e paga uma mensalidade fixa todos os meses, o que torna o investimento muito mais previsível. Assim, dependendo das ações de marketing que você deseja implementar, também é possível fechar contratos para trabalhos específicos, reduzindo custos.
Conte com a WSI Decisão Digital
Se você ficou com alguma dúvida sobre como fazer o orçamento de marketing digital , fique sabendo que disponibilizamos uma calculadora que te ajuda a dimensionar e estimar o investimento em marketing digital.
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