Para quem não tem dimensões claras da importância de investir em marketing digital, basta olhar alguns números. A cada dia que passa, o meio on-line prova seu poder como um dos principais mecanismos para atrair e reter clientes – e não é por menos. De acordo com a PNAD TIC, a rede de internet já chegava a 90% dos domicílios brasileiros em 2021, o que correspondia a um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2019.
Além da população brasileira estar mais conectada do que nunca, estima-se que passamos mais de 41 anos de nossas vidas acessando a web, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população, segundo pesquisa feita pela empresa NordVPN.
Convém mencionar, ainda, que 88% dos brasileiros usaram o Google para fazer alguma busca on-line no último ano. Entre esse total, 82% utilizaram o buscador para consultar informações e 70% para encontrar produtos para comprar, conforme aponta o relatório State of Search Brazil de 2021.
O mesmo estudo também informa que 13% dos brasileiros clicam no primeiro resultado exibido, independentemente de ser publicidade ou não, 27% acessam o primeiro link após o anúncio, 60% vão até o final da página de resultados e 41% acessam os anúncios às vezes, o que aponta a relevância de se fazer presente na primeira página do Google, mesmo que seja lá no finalzinho.
Se você deseja que sua empresa conquiste a primeira página de resultados ou até mesmo se mantenha no top 5 do Google, fique com a gente! Neste artigo, falamos sobre as principais estratégias para investir em marketing digital. Vamos lá?
A importância de conhecer cada tipo de estratégia e as particularidades do negócio
Antes de falarmos sobre as principais estratégias de marketing digital para investir, é importante que você saiba por que conhecer cada uma delas pode ser útil para o seu negócio. Um dos motivos centrais é que, ao entender cada ação de marketing, você sabe qual pode gerar mais impacto no público-alvo.
Por exemplo: se ao realizar uma pesquisa de mercado você descobrir que os potenciais clientes preferem acessar resultados orgânicos, logo seu investimento de maior peso deve se concentrar em marketing de conteúdo e SEO.
Além disso, é preciso entender como cada estratégia funciona para saber se você tem condições de investir nela ou não. Para implementar estratégias de marketing de conteúdo e SEO, nesse caso, é preciso contar com uma equipe composta por analistas de SEO, redatores, revisores, designers, desenvolvedores de sites otimizados e gestores de tráfego.
Quanto a esse exemplo, há duas formas de fazer isso: contratar um time interno ou terceirizar essas atividades para uma agência especializada em marketing digital. Qual delas faria mais sentido para o seu negócio? Ao responder esse tipo de pergunta, você identifica qual estratégia trará os melhores resultados e se adaptará à empresa.
Investir em marketing digital: conheça as 5 melhores estratégias
1. Marketing de conteúdo
Essa estratégia consiste em criar conteúdos altamente relevantes com o objetivo de demonstrar ao público seu know-how e se posicionar como uma autoridade em seu nicho, construir uma relação de confiança com os potenciais clientes, gerar engajamento e converter visitantes do site em leads.
Os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, como blog posts, e-books, vídeos, imagens, ilustrações, infográficos, podcasts, posts em redes sociais (carrossel, stories, reels, etc.), por exemplo. Para saber em quais formatos apostar, é fundamental conhecer seu público-alvo e saber qual tipo de conteúdo ele prefere consumir.
2. SEO
O Search Engine Optimization, ou SEO, como é mais conhecido, corresponde a um conjunto de ações que visam otimizar páginas e conteúdos para os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, por exemplo.
Quanto à otimização de páginas, o desenvolvedor de sites busca melhorar elementos como velocidade de carregamento e responsividade do design do site. Já quanto à otimização de textos, imagens e vídeos, busca-se usar a palavra-chave em pontos estratégicos do conteúdo, publicar arquivos que não comprometam a velocidade do site, inserir o alt text nas imagens, legendas em vídeos postados no YouTube, entre outros.
3. Anúncio
É possível publicar anúncios no topo dos resultados do Google, em displays em sites parceiros do buscador, no intervalo de vídeos no YouTube e em postagens impulsionadas nas redes sociais. Como se paga por cada clique recebido, é fundamental conhecer bem o perfil do público-alvo para saber onde publicar os anúncios e como segmentá-los para que eles atinjam diretamente as pessoas com maiores chances de serem convertidas em leads e clientes.
4. Social media
O social media compreende todas as ações de marketing direcionadas especificamente para as redes sociais e é composto tanto por publicações orgânicas quanto pagas. Essa modalidade de marketing digital vem recebendo cada vez mais notoriedade em meio a uma sociedade cada vez mais conectada às redes sociais.
Para que você tenha uma ideia, hoje em dia há 171,5 milhões de usuários ativos nas mídias sociais, o que corresponde a 79,9% da população brasileira. Ou seja, é muito provável que parte significativa do seu público tenha um ou mais perfis em redes sociais, tornando esse tipo de canal uma excelente oportunidade para atrair, engajar e converter clientes.
5. E-mail marketing
Engana-se quem pensa que o e-mail é um canal de comunicação pouco usado pelos usuários. De acordo com um levantamento feito pela Radicati, há em torno de 3 bilhões de contas de e-mail a nível global.
Por meio das estratégias de e-mail marketing, é possível estreitar ainda mais o relacionamento com o público-alvo por meio de newsletters, e-books e outros materiais ricos, além de informar sobre as promoções e lançamentos de produtos, o que pode ser uma excelente oportunidade para converter leads em clientes.
WSI Decisão Digital: sua agência de marketing on-line
A WSI Decisão Digital conta com uma experiência de mais de 25 anos de atuação no mercado nacional e global. Ao longo de todos esses anos, aprendemos na prática o quão importante é conhecer as particularidades dos negócios de nossos clientes e o perfil do seu público-alvo para elaborar a estratégia certa para entregar bons resultados.
Se você quer começar a investir em marketing digital, acesse o site da WSI Decisão Digital e conheça nossa calculadora de orçamento para estimar o investimento em marketing correto. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!