De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2021, 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet. Além disso, segundo um levantamento realizado pela companhia de cibersegurança NordVPN, os internautas brasileiros passam 41 anos, 3 meses e 13 dias de suas vidas conectados à internet.
Parte desse tempo dedicado é utilizado para pesquisar sobre produtos e serviços, conforme aponta o estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’. Indica-se que nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet (90%) realizam pesquisas on-line antes de realizar compras em lojas físicas. Vale destacar, ainda, que grande parte dos internautas consulta apenas a primeira página de resultados do Google.
Com uma população cada vez mais conectada e que consulta a internet para tomar sua decisão de compra, torna-se indispensável saber como aparecer no Google – principalmente na primeira página de resultados, a fim de manter o negócio competitivo no mercado.
Se você quer entender quais são os critérios considerados pelo Google para ranquear as páginas da web e dicas de como fazer o seu site se posicionar bem nos resultados de busca, confira este artigo!
Critérios para aparecer no Google
Ao pesquisar determinado assunto no Google, o algoritmo do buscador é acionado e começa a rastrear todas as páginas contidas em seu banco de dados para encontrar uma resposta para o usuário.
O banco de dados do Google é formado por todas as páginas indexadas. Indexar é o processo de rastrear novas páginas na web, avaliá-las, classificá-las e armazená-las na base de dados do buscador, o qual chamamos de índice de pesquisa do Google.
Para que a página seja indexada, é preciso que ela atenda a uma série de requisitos. Caso contrário, você pode digitar diretamente o nome da sua empresa no Google e, mesmo assim, não aparecer nos resultados exibidos.
Os principais motivos que podem impedir que o seu site apareça no Google são:
- O site foi recém-criado;
- A página foi recém-publicada;
- Não há backlinks para sua página (links postados em sites de terceiros que direcionam o público para sua página);
- O design do site dificulta o rastreamento feito pelo Google;
- O site contém falhas de desenvolvimento que impedem que o Google leia suas informações corretamente, etc.
As páginas podem ser indexadas ao Google tanto de forma espontânea quanto manual. O primeiro caso ocorre quando há backlinks em sites de terceiros que direcionam o usuário para sua página. Isso acontece porque o Googlebot (robô indexador do Google) acessa todos os links dofollow ao realizar a leitura de uma página.
O segundo caso pode ser feito por meio dos seguintes recursos:
- Google Search Console;
- Sitemap.xml;
- Robots.txt.
Ao indexar sua página ao Google, ela já aparecerá nos resultados de pesquisa, mas isso não é o suficiente. É preciso garantir que o site apareça na primeira página de resultados, tendo em vista que grande parte dos usuários acessam apenas os links disponíveis nessa página.
Como o Google tem o objetivo de oferecer os melhores conteúdos para seus usuários, seu algoritmo segue uma série de critérios para identificar as páginas com maior probabilidade de responder às dúvidas dos usuários, que tenham conteúdos de qualidade e que ofereçam uma boa experiência de navegação.
Nesse sentido, os critérios avaliados pelo Google são:
- Presença de palavra-chave na title tag, URL, meta descrição, heading tags, ALT das imagens e ao longo do texto, preferencialmente no primeiro e último parágrafo e em um H2;
- Qualidade do conteúdo;
- Existência de backlinks, pois eles conferem autoridade ao site, já que o Googlebot compreende que, se uma página é citada por outras, isso significa que ela é referência no assunto;
- Tempo de permanência do usuário na página.
Dicas de como aparecer no Google
Como aparecer no Google? Invista em:
Backlinks
Como dito, backlinks conferem autoridade ao seu site, mas não basta apenas tê-los, é preciso conquistá-los de forma legítima, pois o Googlebot consegue identificar práticas fraudulentas – conhecidas como black hat –, como a compra e a troca de links.
Para conseguir backlinks sem burlar as regras, invista na realização de pesquisas e torne público o relatório com os resultados encontrados, crie guias completos sobre determinado assunto, disponibilize ferramentas on-line gratuitas e publique releases em divulgadores de notícias.
Design responsivo
Lembra quando falamos que o Google prioriza as páginas que oferecem uma experiência de navegação positiva ao usuário? Pois bem, o design responsivo é um dos fatores que impactam nesse aspecto. Portanto, torne sua página responsiva tanto para dispositivos desktop quanto móveis.
Velocidade de carregamento
Esse é mais um fator que influi na experiência de navegação do usuário, pois ninguém consegue visitar um site que trava por qualquer coisa. Então, torne o seu site mais leve para que a velocidade de carregamento não seja comprometida.
Qualidade do conteúdo
Para um conteúdo ser interpretado como de qualidade, é preciso que ele seja:
- Original – já que o Googlebot detecta plágio;
- Atual – porque se entende que páginas publicadas há muito tempo, e que não receberam nenhuma atualização, podem conter informações obsoletas;
- Realmente útil para o usuário – ou seja, que realmente o ajude a sanar suas dúvidas e problemas.
Escaneabilidade do conteúdo
Além do conteúdo possuir qualidade, é importante que ele seja escaneável para tornar a leitura menos maçante, principalmente quando o texto é longo. Assim, é mais fácil reter o usuário na página – lembrando que o tempo de permanência é um fator considerado pelo Googlebot.
Arquivos multimídia
A presença de imagens, vídeos e infográficos enriquece o texto, além de tornar a leitura mais leve, pois os blocos de texto passam a estar intercalados com arquivos multimídia. Portanto, não deixe de incluir esses elementos visuais para agregar mais valor ao seu conteúdo.
Google Meu Negócio
Uma forma bem simples de garantir seu lugar na primeira página de resultados do Google é abrir uma conta no Google Meu Negócio. Isso porque as primeiras páginas que aparecem nos resultados de busca do Google são as cadastradas no My Business.
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