Bilhões de pesquisas no Google são feitas todos os dias, tornando crucial a presença das empresas na primeira página de resultados do maior motor de buscas do mundo. Mas você deve estar se perguntando: como fazer meu negócio aparecer no Google?
Pois saiba que há uma maneira fácil e gratuita de conquistar, em pouco tempo, a tão sonhada primeira página de resultados. Estamos falando do Google Meu Negócio! Confira o artigo e conheça o conceito, os benefícios e como registrar sua empresa no Google My Business.
O que é o Google Meu Negócio?
Também conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio é uma plataforma que permite que proprietários de empresas divulguem seus empreendimentos gratuitamente nos resultados orgânicos do buscador e no Google Maps.
Além de fornecer a localização do negócio e o melhor trajeto por meio do Maps, a ferramenta disponibiliza:
- Website da empresa;
- Descrição do empreendimento;
- Telefone de contato:
- Detalhes sobre os produtos e serviços;
- Avisos e eventos;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Fotos do local;
- Chat com leads e clientes;
- Avaliação dos clientes por meio de pontuação (até cinco estrelas) e comentários.
O Google My Business também possibilita que você envie perguntas para a empresa. Tanto a pergunta quanto a resposta ficam visíveis para os demais usuários se informarem também.
Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?
A plataforma oferece as seguintes vantagens:
1. Ampla visibilidade
As empresas cadastradas no My Business são as primeiras a aparecerem nos resultados de busca do Google, antes de anúncios e páginas bem-ranqueadas.
2. Mais cliques
Segundo dados do Google, empresas cadastradas na plataforma e que postam fotos do estabelecimento no perfil recebem 35% mais cliques.
3. Maior chance de conversão
O público que consulta os resultados do Google Meu Negócio geralmente está numa etapa avançada da jornada de compra, pois se uma pessoa pesquisa “restaurantes São Paulo”, significa que já está procurando empresas que ofereçam o que ela precisa. Isso, aliado à maior visibilidade, proporciona mais chances de o empreendimento fechar vendas.
4. Maior interação com o público
Como a plataforma permite que o público faça perguntas, avalie e comente sobre os estabelecimentos, logo há uma maior interação entre clientes e potenciais clientes com a empresa. Portanto, deixe seu perfil bem completo e responda questionamentos e comentários com agilidade.
Além disso, lembre-se de manter uma postura profissional diante de críticas (caso elas surjam), sempre agradecendo e demonstrando que logo vai resolver o problema. Não adianta uma maior interação com o público se ela estiver marcada por desrespeito entre ambas as partes, não é mesmo?
5. Acesso a dados estratégicos
O Google My Business permite o acesso às seguintes informações:
- A forma como os leads ou clientes pesquisaram a empresa no buscador;
- Onde estão localizados;
- Número de pessoas que entraram em contato com a empresa por meio do telefone cadastrado na plataforma;
- Número de solicitação de rotas para chegar ao local;
- Número de cliques que o site recebeu.
Com esses dados em mãos, é possível compreender melhor o perfil do seu cliente e avaliar o desempenho de suas estratégias de marketing digital.
6. Acesso gratuito
Além de todos esses benefícios, vale destacar que a criação e manutenção da conta no Google Meu Negócio é completamente gratuita – ou seja, sua empresa poderia aparecer na primeira página de resultados do maior buscador do mundo sem que você tenha que pagar nada.
Como fazer meu negócio aparecer no Google por meio do My Business?
1. Cadastre sua empresa
Para cadastrar a empresa na plataforma, é preciso ter uma conta Gmail. Se você já a possui, basta acessar a página do Google Meu Negócio e selecionar a opção “Gerenciar agora”, localizada no canto superior direito da tela. Caso contrário, crie uma conta Gmail para gerenciar a empresa acessando este link.
2. Informe os dados solicitados
Na sequência, serão solicitadas uma série de informações, como nome da empresa, tipo de negócio, setor de atuação, se há um local onde os clientes possam visitar, se você faz entregas, se presta serviço na casa ou no trabalho do cliente, área de cobertura e endereço completo. Caso seu negócio esteja localizado em um prédio comercial e você precise informar a sala, clique na opção “Adicionar linha”, ao lado do endereço.
Após informar esses dados, será pedido para informar o telefone de contato e o site da empresa, se houver. Na próxima tela, serão disponibilizados os links de acesso aos Termos de Serviço e à Política de Privacidade do Google, e se concordar com eles, é só clicar na opção “Continuar”.
3. Escolha um método de verificação
Para gerenciar uma empresa no Google, é preciso validar que você é proprietário do negócio. Para isso, é enviado um código de confirmação, que pode ser por meio do correio, chamada telefônica, SMS ou e-mail da empresa.
As três últimas opções só serão mostradas se você tiver informado previamente o telefone ou site da empresa. No caso do telefone, a opção só é exibida se o Google identificar que o número não está vinculado a nenhuma outra conta Meu Negócio. Já no caso do e-mail da empresa, a opção só será mostrada se o site possuir domínio próprio e for considerado como relevante para o Google. Depois, é só adicionar mais informações ao perfil da sua empresa, tornando-a mais atrativa.
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