Antes de tratar dos pontos sobre a agência de geração de leads, são necessárias algumas definições. Lead é o termo utilizado dentro do Marketing Digital para se referir aos potenciais clientes do negócio. Nesse sentido, a geração de leads corresponde à conversão desses potenciais clientes em consumidores da sua marca.
Conheça a importância de gerar leads e veja como obtê-los em cada canal de Marketing Digital!
Por que a geração de leads é tão importante?
Atualmente, a geração de leads é fundamental dentro do Marketing Digital, tendo em vista que, a cada dia que passa, mais pessoas têm acesso à internet e fazem uso dela para pesquisar sobre temas que as interessam e produtos que desejam adquirir ou serviços que almejam contratar.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, 82,7% dos domicílios nacionais possuíam acesso à internet. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros que acessam a internet procuram informações on-line antes de fechar a compra.
Sendo assim, investir em tráfego orgânico e pago é uma estratégia interessante para apresentar sua empresa ao público consumidor, educá-lo sobre os problemas que seus produtos ou serviços solucionam e como isso é possível, mostrar autoridade no assunto e seus diferenciais perante a concorrência, criar uma relação com os consumidores e engajá-los, a fim de captar e reter novos clientes.
Antes de falar da agência de geração de leads, o que são leads qualificados?
Os leads não são todos iguais, uma vez que há potenciais clientes diferentes: os que sequer sabem que possuem um problema; os que já identificaram o problema, mas não sabem como solucioná-lo; e os que conhecem o problema e a solução, mas não decidiram ainda por qual empresa optar. Esse último grupo é formado pelos leads qualificados, os quais estão próximos da última etapa da jornada do consumidor, a decisão de compra.
Para que seja possível converter leads, é preciso, antes de mais nada, definir a persona do seu negócio, que corresponde ao perfil do consumidor ideal dos seus produtos, serviços ou soluções.
Para defini-lo, é preciso compreender profundamente quem é esse consumidor, como ele se comporta no ambiente virtual e qual sua profissão, grau de instrução, valores, desejos, interesses, necessidades e barreiras para a concretização de seus desejos e superação de suas dificuldades.
Vale destacar, ainda, que é importante identificar como o consumidor ideal se comporta em cada etapa da jornada para elaborar estratégias precisas para cada uma dessas fases.
6 dicas de como obter resultados com uma Agência de Geração de Leads
Além de definir a persona do seu negócio, incluindo os canais de comunicação de que ela faz uso, e identificar como ela se comporta em cada etapa da jornada do consumidor, é importante conhecer os recursos e ferramentas que cada um desses canais oferece, de modo a desenvolver a estratégia ideal. Uma agência de geração de leads deve trabalhar em pelo uma ou mais dessas frentes para gerar resultados consistentes. Confira!
1. Blog
A partir do blog, é possível postar diversos conteúdos para seu público-alvo a fim de que ele identifique a existência de um determinado problema, as medidas existentes para solucioná-lo e por que ele deve optar por sua solução em vez de recorrer ao concorrente.
Os conteúdos podem ser publicados em distintos formatos, como blog posts, vídeos, infográficos e landing pages, por exemplo. É importante que todos eles possuam informações de qualidade e de fácil compreensão para os potenciais clientes, além da página e dos conteúdos serem otimizados para os algoritmos dos mecanismos de busca, como o Google, de modo a se destacarem nos resultados das pesquisas.
Vale ressaltar que é interessante apostar também em chatbots, bem como disponibilizar conteúdos exclusivos, tais como e-books e newsletter, a partir do fornecimento do e-mail por parte do usuário, o qual você poderá utilizar posteriormente para enviar promoções e lançamentos.
2. Redes sociais
Além dos blogs, é interessante dedicar-se à produção de conteúdo a partir das redes sociais mais acessadas pelo seu público-alvo, pois os internautas brasileiros acessaram suas redes sociais por aproximadamente 5 horas por dia em 2020, conforme estudo divulgado pelo CupoNation.
Desse modo, as mídias sociais são importantes ambientes virtuais que devem ser ocupados pelas empresas para manterem um contato mais próximo e interativo com o público consumidor.
Portanto, identifique as redes sociais mais acessadas por sua persona, cadastre um perfil comercial da sua marca e faça uso de todos os recursos que a plataforma disponibiliza, como Stories, Reels, IGTV, entre outros, uma vez que assim os algoritmos das redes irão interpretar que seu perfil é relevante e irá mostrá-lo para mais pessoas.
3. Mídia paga
Muitas pessoas debatem a respeito de qual tráfego é mais eficiente: o orgânico ou o pago? A resposta é que ambos são eficientes e podem atuar de forma conjunta na execução de estratégias de Marketing Digital.
Por exemplo, após definir o público-alvo e a persona do seu negócio, é possível segmentar melhor o tráfego pago, de modo que ele seja mais eficaz e capte potenciais clientes para o seu negócio. No entanto, é fundamental investir em marketing de conteúdo, visto que a partir dele você poderá converter um potencial cliente em cliente e um cliente esporádico em um cliente fidelizado.
É interessante fazer uso do tráfego pago durante lançamentos, após educar seu potencial consumidor a partir dos conteúdos produzidos, com o objetivo de alimentar o desejo dele pela aquisição de seu produto ou contratação de seu serviço.
Atualmente, é possível utilizar tráfego pago a partir do Google Ads e também de redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
4. YouTube
O YouTube é uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários da internet e é capaz de fornecer conteúdo em vídeo, o que pode ser interessante e mais atrativo dependendo do seu público-alvo. Além disso, ao realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca, vídeos do YouTube são apresentados ao usuário, sendo mais uma oportunidade de você se destacar a partir do tráfego orgânico.
Vale ressaltar, ainda, que é possível incluir anúncios pagos sobre a sua marca ou produto/serviço ao longo dos vídeos disponibilizados na plataforma por outros usuários.
5. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de Marketing mais tradicionais dentro do segmento, mas que, apesar disso, vem aperfeiçoando-se ao longo dos anos, de modo que se faz ainda muito eficiente.
Como mencionado previamente, a partir da obtenção do e-mail dos visitantes de sua página, você pode enviar newsletters, fornecer acesso a um e-book gratuito e avisar ao potencial cliente sobre promoções e lançamentos que possam interessá-lo de forma mais direta e pontual.
6. Landing pages
Por fim, as landing pages, também conhecidas como páginas de vendas, são conteúdos fundamentais para a conversão de um potencial cliente em um cliente de fato, isso porque elas correspondem a um conteúdo fundo de funil que visa apresentar de forma mais específica o seu produto, serviço ou solução a partir de argumentos e estratégias (como CTA com escassez, minimizador de medo, construção de credibilidade e autoridade e prova social) que conduzam o potencial cliente à decisão final de compra.
Como a WSI Decisão Digital pode ajudá-lo?
A WSI Decisão Digital é uma agência de geração de leads que atua no segmento de Marketing Digital oferecendo diferentes serviços, como criação de persona, desenvolvimento de website otimizado para os mecanismos de busca, produção de conteúdo, envio e automação de e-mail marketing, criação de landing pages e muitas outras estratégias que auxiliam na geração de leads.
Portanto, se você deseja contratar uma agência de geração de leads, contate agora mesmo a WSI Decisão Digital!