Contratar uma empresa de Marketing Digital ou ter minha própria equipe interna? Eis a questão. E esta questão, possivelmente, já passou pela cabeça de qualquer tomador de decisão, seja diretor ou proprietário de empresa ou mesmo gestores de Marketing.
Trata-se de uma decisão eminentemente estratégica e em muitos casos vemos pouca reflexão ou mesmo pouquíssimos fatores sendo levados em consideração.
Grandes players do e-commerce, por vezes, nos noticiários relatam como a equipe interna aumentou ou algum fato relevante que ocorreu na companhia. Estamos falando de Amazon, B2W, Via Varejo, e outras empresas, cujo modelo de negócio é de fato a tecnologia digital.
Vemos algumas empresas seguindo isso como “modelo”, mesmo com negócios completamente distintos, em segmentos diversos.
Longe de achar errado o processo de seguir um benchmarking. No entanto, se estruturalmente as diferenças são muito significativas, penso que mais cartas devem ser trazidas à mesa.
E não necessariamente a balança sempre pesará para “contratar agência, o mais rápido possível”. Esse não é nosso objetivo do artigo. Mas sim, levantar os pontos lógicos e racionais para um processo decisório embasado e criterioso, seja qual for a escolha final.
Primeiramente, o tabu deve ser quebrado. Terceirização ocorre o tempo todo em todos os segmentos. Na WSI mesmo, isso ocorre quando precisamos contar com os especialistas em ferramentas ou aplicativos.
Muitas vezes, um dos critérios objetivos é justamente exercer a autocrítica, praticar a humildade. Por fim, reconhecer que a ajuda pode ser mais do que necessária ou até imprescindível, será grande passo para construção de estratégias mais sólidas.
Razão 1 – Pessoas
Ter uma pessoa ao seu lado constantemente, alinhada aos processos, à Visão, Missão e Valores da empresa são bons fundamentos para que se contrate alguém. A dedicação integral também será uma aliada na evolução da curva de experiência.
Por outro lado, pessoas possuem traços e condutas que podem mudar muito em pouco tempo. Exemplos: queda de rendimento por questões pessoais, falta de expertise em uma área específica, desmotivação por fatores diversos, doenças e limitações que podem ocorrer devido à saúde ou logística.
Sem contar fatores imprevisíveis que podem ocorrer e levar a demissões, com aumento de turnover. Os custos de contratação, demissão, treinamento, infraestrutura tecnológica, tributação também compõe essa conta e devem ser avaliados.
Razão 2 – Evolução de Práticas e do Mercado
Praticamente inexiste uma indústria hoje, cuja evolução não ocorra em velocidade surpreendente. Porém, poucas são tão dinâmicas como o Marketing Digital.
Ferramentas, técnicas, algoritmos, profissões, teorias, automações, tudo isso passa por constantes transformações todos os dias e mesmo para profissionais que vivenciam o mercado é desafiador. Digerir todas as práticas, bem como filtrar as mais relevantes para serem implementadas como regras de negócio consome muito, muito tempo.
Há muita “modelagem teórica”, práticas recomendadas mas não testadas e modismos ou ainda análises muito limitadas de “tendências” e cenários futuros (às vezes até cabalísticos). Não bastassem essas mudanças todas, intrínsecas às práticas diretas no marketing digital, ainda há Lei Geral de Proteção de Dados e outros marcos regulatórios em plena construção e maturação.
O que mais chama a atenção é a efemeridade das implementações. Se não estivermos devidamente conectados a todos esses elos, os custos poderão ser altíssimos. Isso será comentado no tópico abaixo.
Razão 3 – Crescimento dos Negócios e Habilidades Requeridas
O objetivo das empresas é aumentar as vendas e o faturamento. Para transformar horas, e horas, e reuniões, e mais reuniões, em dinheiro na conta, há uma gama de habilidades e conhecimentos específicos. Após um ciclo ou mudanças no contexto estratégico da empresa, pode ser que as demandas sejam totalmente distintas. Da mesma forma, as habilidades e ferramentas necessárias.
Como falamos anteriormente, isso também é bastante efêmero.
Um exemplo bem simples pode ilustrar: uma empresa pode estar passando por um ciclo de negócios mais voltado às definições internas: marca, visão, metodologia e linguagem de comunicação com a comunidade.
Internalizado ou terceirizado, o leque de ferramentas, conhecimentos e profissionais é bastante diferente do caso de uma empresa que está expandindo para um novo mercado. Nesse caso, é muito necessário focar na geração de leads qualificados e contatos para que a equipe comercial possa trabalhar e aumentar o faturamento.
Aqui, sim, o foco maior seria em técnicas de marketing digital como SEO (Search Engine Optimization), campanhas de mídia com Google Ads, Facebook, Instagram. Seria importante reavaliar a estrutura do website e, talvez, criar as páginas específicas (landing pages). Por último, introduzir a automação, aliada ao inbound marketing, eventuais mídias offline e um plano mais robusto de ataque.
Razão 4 – Custos e Tempo (Tempo vale mais que Dinheiro…)
Esta última razão seria especialmente útil para traduzir tudo que foi tratado antes, mas com ênfase maior nos custos. Um caso hipotético: uma empresa que julgue razoável contratar 2 pessoas para o Marketing Digital.
Tomemos um cenário de trabalhadores com salário médio de R$ 4.000. Com todos os encargos (que podem variar de 40% a 120%, vamos tomar 80%, a média), teríamos uma desembolso mensal em torno de R$ 14.000. Apenas somamos os 2 salários de R$ 4.000 e, simplificadamente, agregamos os 80% de encargos.
Não detalhamos os custos de admissão, demissão e todas as possíveis situações mencionadas anteriormente. Sabemos, porém, o quanto elas podem impactar no período de execução de um trabalho, vale lembrar os casos de doença ou mesmo férias.
Por outro lado, ao contratar agência, os impactos de uma pessoa, individualmente, serão bem minimizados. Há, sim, que notar que eles podem ocorrer, mas a propagação para o resultado final será menor. Às vezes, a agência não tem, de fato, o expertise. Nesse caso os custos vão ser importantes pois, na troca, há revisões de processos, métodos, rescisão contratual e dor de cabeça.
O processo decisório e de seleção da agência também consumiu tempo precioso.
BPO: terceirização com empresa de marketing digital
Aqui, vale citar alguns termos técnicos, bem aderentes, e que posteriormente podem ser pesquisados em outras fontes. Dessa forma mais elementos relevantes são adicionados ao arsenal do tomador de decisão.
O BPO (Business Process Outsourcing – Terceirização de Processos de Negócios) é um segmento com alto crescimento global. De fato, muitas empresa enxergam muito valor em contratar especialistas para determinadas atividades, liberando recursos, tempo e dinheiro para ser investido no que é de fato o negócio da empresa, o DNA ou a razão de ela existir.
Atualmente o mercado mundial de BPO é estimado em US$ 100 bilhões e projetado para chegar a US$ 332 bilhões, de dólares, até 2020 (triplicar em 5 anos!!), conforme estudo da Report Linker indicado abaixo (https://www.reportlinker.com/p04778730/Global-Business-Process-Outsourcing-BPO-Services.html?utm_source=GNW).
Como tratado na início do texto, seguir benchmarkings é inteligente e aqui devemos avaliar cuidadosamente os motivos para essa indústria crescer tanto, com base em demandas de pequenas, médias e grandes empresas.
Considerações Finais
Vale notar também, por dados providos pela Statista e SuperStaff e analisados pela CustomerThink (https://customerthink.com/statistics-that-proves-business-process-outsourcing-is-still-a-winning-proposition-for-organizations/) mostram que o Marketing Digital é, e será, uma das principais frentes nesse processo de terceirização.
Os segmentos que estariam a frente são Contabilidade e Serviços de TI, muito tradicionais e com uma cultura de terceirização bem mais consolidada.
Mais interessante ainda é pontuar as 4 razões que essa pesquisa mapeou para que os líderes tomem a decisão de terceirizar:
- 57% dos negócios terceirizam processos, pois isso ajuda a focar nas áreas chave;
- 31% viram um aumento na qualidade do serviço a partir da terceirização;
- 17% acreditam que a terceirização gera “amplas mudanças transformadoras”;
- 78% das organizações consideram o relacionamento com parceiros positivo.
Caso pense em contratar uma agência de Marketing Digital e gostaria de conversar com uma empresa de credibilidade, entre em contato conosco. Podemos ajudar na tomada de decisão.